< Calhambeque Amarelo: Razões para ser ateu

domingo, dezembro 26, 2004

Razões para ser ateu

Agora que vamos entrar no novo ano, está na altura de se fazer algumas resoluções que pretendemos cumprir no ano que se avizinha (ya… pois). Uma sugestão é: Tornar-se ateu. Eis algumas razões:

1 (Primeira e talvez uma das mais importantes) – Dá trabalho pertencer a uma religião: Temos que fazer os rituais para podermos pertencer a uma determinada religião, depois temos que aprender todas aquelas regras (que vamos quebrar…, ou então não), e depois há aquelas religiões que nos obrigam a mudar de nome (alguém se lembra do Nome do Muhammed Ali?... pois eu também não, mas sei que teve que o mudar) o que dá uma trabalheira no cartório e no registro civil, ente outras coisas.
2 – Depois, por mais que eles digam que somos livres existe sempre a pressão de ter que acreditar no que os outros gajos daquela religião acreditam (que raio! Já ninguém pensa por si próprio?)
3 - Ahhhhh!.... Sim, existe sempre algo depois da morte, tipo: Céu, Inferno, 20 virgens (que trabalheira), o nirvana, etc. Como se já não chegasse o facto de trabalharmos como cães em vida, ainda temos que aturar alguém depois de morrer (xiça já não há descanso para um gajo)
4 – A prática religiosa (pelo menos para os bons praticantes), implica uma série de formalidades e rituais (tipo a missa para os católicos), se um gajo tira umas férias, depois fica com remorsos… (nahhhhh! bem, eu pelo menos não fico, mas também eu sou agnóstico, logo acredito no que me de mais jeito). E ainda por cima o raio dos horários, 90% das vezes, não é grande coisa (missa às 8 da manhã ou sinagoga às 3 da tarde), até parece que um gajo não tem mais nada que fazer a essas horas, tipo…dormir, ver televisão, e outras coisas realmente importantes…
5 – A não existência de serviço de reclamações (sim isto está relacionado com o post do Jonhy – é para ver se vocês estão atentos, porque isto sim, é um blog didáctico e sério) que funcione como deve ser. Tipo, já algum bombista suicida alguma vez conseguiu reclamar por ter explodido em nome de Alá… (pois, também não me pareceu)
6 – É mais divertido criticar as outras religiões, porquê???? Porque não podemos ser acusados de ser parciais e também não podem mandar bocas do género: "seu Cristão", ou "seu Muçulmano"…
7 – Se até aqui não se converteram ao ateísmo, também não é agora que se vão converter, mas pelo menos, da próxima vez que vos disserem para fazer algo em nome de Deus (e isto é muito importante, principalmente quando se é um fanático com potencial para se tornar num bombista suicida)… pensem duas vezes, (podem ser as duas últimas que pensam)
8 – Os feriados. Seria de pensar que ter feriados religiosos era algo bom…. Ehhhh! Mas tentem ser um Muçulmano Em Portugal ou um cristão na Arábia e depois vêem se isso não vos lixa o calendário (toca a trabalhar no friadito seu mandrião, julgas que te safas só porque és Católico/Muçulmano/Outro___________, - por favor seleccionar uma religião que não possua os mesmos feriados que a religião em vigor num dado país)
9 - Não ter que lutar pela liberdade Religiosa, o que evita conflitos com as autoridades e com o pessoal de outras religiões (sim, porque se vamos lutar ao menos que seja por razões válidas, assim como o tentar explicar à claque do outro clube de futebol que eles estão errados e que merecem morrer, ou lutar pelo direito para transportar armas – isto sim é digno de conflito)

Bem, acho que estas já chegam. Sendo assim, Bom 2005 (sim isto é porreiro. Este calendário é o católico/romano, portanto se és doutra religião tás lixado porque tens que seguir este calendário na mesma – se fosses ateu tanto fazia, bem… se calhar preferia um com mais feriados)

P.S.- Se está nesta cor pode estar desenquadrado de acordo com as crenças de cada um. E já agora, alguém diga qual era o nome original do Ali é que eu não vi o filme com o Will Smith.