< Calhambeque Amarelo: Sobre o post do CU

terça-feira, março 15, 2005

Sobre o post do CU

Aparentemente já andavam por aí a circular outros documentos acerca de um determinado CU. Pelo menos foi o que me disseram e não tenho razão para duvidar das minhas fontes (se bem que pensando bem....).

Assim sendo vejo-me obrigado a pedir desculpa aos criadores de tais documentos. Não vos plagiei, mas mesmo assim. O que se passou foi que, aparentemente, chegamos às mesmas conclusões acerca deste assunto. Ou isso, ou fomos todos vitimas de um mesmo delírio colectivo que se passou em alturas diferentes (esquisito não????).

Não obstante da possibilidade em cima referida, eis que me passou pela cabeça uma outra hipótese. Ora, e isto é meramente especulativo porque eu não li tais documentos, e se o CU a que eles se referiam não era o Código Universal (a que de futuro me referirei como 1º CU) e sim o Cartão de Utente (2º CU)?

Neste caso o meu post era e é totalmente válido, porque, apesar de serem ambos CU, eles não são iguais.

Senão vejam:

O 1º CU é para toda a gente, já o 2º CU só se encontra disponível para as pessoas inscritas no serviço nacional de saúde. Para além do mais, ninguém tem ainda o 1º CU, mas estou certo que quando for possível adquiri-lo todos o irão obter; já o 2º CU, embora disponível para muitos, não foi ainda requisitado por todos. Logo nem toda a gente pode mostrar o seu 2º CU nos serviços apropriados. E mesmo os serviços em que o seu uso está disponível ao utente, não proporcionam a utilização da totalidade do seu potencial (do 2º CU). Uma outra diferença obvia é o facto do 1º CU ter sido criado para ser introduzido nos diferentes equipamentos em que pode ser utilizado, já o 2º CU foi criado para ser passado nas ranhuras das máquinas apropriadas, isto pelo facto de ser mais físico que o 1º CU.

Bem, de qualquer das formas ambos os CUs tem como função facilitar a vida dos seus utilizadores, qualquer que seja a utilização que estes lhes dêem.

Espero que não me tenham levado a mal, é que realmente não foi plágio ou apropriação da obra de outros autores. Além do mais, achei por bem dar tal informação aos nossos leitores (aos do calhambeque), sem no entanto poder imaginar tal possibilidade, isto porque, para mim os CUs não são um lugar comum, e portanto falar nesse assunto não me é muito normal. Aparentemente, os outros autores só pensam no CU, mais, eles acham aceitável gozar com os ditos CUs, o que a meu ver é deplorável. Não acho bonito gozar com o CU seja ele qual for e de quem for.