< Calhambeque Amarelo: Publicidade II

sábado, março 05, 2005

Publicidade II

Estava eu hoje muito descansadito a andar na rua quando, de repente, sou abordado por um fiel leitor do nosso Calhambeque, que me diz: "És uma besta!"
Ora, como eu não gosto desse tipo de intimidades, resolvi mesmo ali o assunto e preguei-lhe um valente soco no meio das narinas.
Duas horas depois, quando finalmente recuperou a consciência, o leitor pediu desculpas e explicou-se melhor: "Oh pá... então tu não tinhas prometido que ias concluir aquela tua dissertação sobre spots publicitários? É que já lá vão uns tempitos e, até agora, nada!"
Foi nessa altura que eu disse: "Eh pá... sou mesmo uma besta!"... E como não gosto desse tipo de intimidades, estive mesmo para me mandar um soco a mim próprio, mas depois lembrei-me que podia doer um bocadito e achei melhor não.

Agora que já acabei com a parvalheira, passemos então ao que interessa.
Se bem se lembram, dizia eu aqui que a publicidade de hoje em dia é bem diferente do que era antigamente e que é possível encontrar coisas bem bizarras nos spots publicitários actuais.

Uma das coisas mais surpreendentes é o apuradíssimo sentido de realismo que alguns destes anúncios têm.
Num anúncio de uma conhecida pasta dos dentes, um casal está calmamente a andar de barco quando se depara com um castor que tem uns dentes tão brancos que conseguem mesmo encandear os pobres viajantes. Como se isso não bastasse, este pseudo-castor-mutante vira-se para eles com a maior das naturalidades e sai-se com um "Olá!".
Ora bem... A reacção de qualquer pessoa normal perante uma situação destas seria exclamar algo do tipo:

"PORRA! Um castor que fala?! Bem... deixa-me levá-lo comigo para casa e pode ser que ainda ganhe umas coroas a vendê-lo ao circo Chen!"

Mas não... O que acontece no anúncio é que aquelas duas almas lhe resolvem FALAR COM ELE e perguntar como é que ele tem os dentes tão brancos... Há gente internada em hospícios por coisas bem menos graves que andar a falar sobre saúde oral com castores!

Outro reclame ao qual acho muita piada é o da dona de casa solitária que está a olhar para a sua roupa suja quando, de repente, é surpreendida por um fulano com cara de pacóvio que aparece vá-se lá saber de onde e que lhe tenta impingir um detergente milagroso para a roupa! Qualquer boa mulher de família se assutaria com a situação e mandava com uma frigideira ou qualquer outro utensílio de cozinha na cachola do tipo... Mas esta não... Esta acha só engraçado!
MAIS... O fulano ainda tem a lata de pegar na senhora e levá-la para o interior das fibras da roupa para lhe mostrar como o minúsculo ser alienígena que habita dentro dos detergentes é capaz de comer toda a sujidade e deixar a roupa limpa!
Um coisa que gostava de ver era como é que a mulher ia contar tudo isto ao marido quando ele chegasse a casa do trabalho:

Marido: Querida! Cheguei! (todos os maridos dizem isto quando chegam a casa, não é?)
Dona de casa: Olá querido! Nem imaginas o que me aconteceu!
Marido: Então diz lá...
Dona de casa: Olha, apareceu aqui um homem muito jeitoso, pegou na minha roupa e levou-me para o dentro dos lençois e mostrou-me o bichinho dele que come tudo! Foi maravilhoso!

Como podem calcular, isto não ia soar nada bem ao marido, meus amigos....

Para finalizar, queria só falar daquelas marcas que insistem em fazer de conta que os seus produtos contêm substâncias "cientificamente testadas" que são importantíssimas para a saúde. As coitadas das pessoas menos informadas acabam por cair nessas histórias e acham que estão a dar um grande contributo para as suas vidas ao beber iogurtes com 10 mil milhões de L. Casei Imunitass (seja lá o que isso for).

Zé: Ó Tóni... que é que tás praí a bubere?
Tóni: É um iogurte novo que a minha Maria me comprou.
Zé: E isso presta?
Tóni: Eh pá... sabe a esterco de mosca apodrecido ao sol, mas tem 10 mil milhões de L. Casei Imunitass, por isso deve fazer bem!

E quem fala de iogurtes, fala de champôs, como aquele novo que apareceu agora que tem, imaginem, AMINOÁCIDOS! É incrível! É fantástico! É inovador!!!
Segundo estes senhores, o seu produto tem muitos aminoácidos (essa coisa raríssima) e por isso é capaz de reparar os cabelos das senhoras...
Queria só deixar aqui uma dica para todas a senhoras que me estão a ler:
Os aminoácidos são os componentes básicos das proteínas... Ora, se bem se lembram das ciências que deram na escola, uma das coisas que também tem muitas proteínas é a carne...
Conclusão: Metam a porra de um BIFE na cabeça que vai dar ao mesmo e fica mais barato!!!