< Calhambeque Amarelo: Graças a Deus!

sábado, fevereiro 26, 2005

Graças a Deus!

Adoro as expressões que as pessoas usam contendo a palavra Deus! Acho especialmente interessante o critério que é usado para evocar o Todo Poderoso! Basicamente nenhum!... Senão vejamos...

No outro dia fui almoçar à minha avó. A meio do almoço diz ela:
- A sopa está a saber-me bem, graças a Deus!
Mas qual é, ao certo, o contributo de Deus na sopa da minha avó?! Será que ele foi lá ver se estava boa de sal? E porquê que se há-de preocupar que a sopa saiba bem à minha avó e não aos putos todos que detestam sopa?!

- Anda toda a gente “engripada”! Graças a Deus ainda não apanhei nada!
Porque Diabo, Deus há-de querer saber do Zé do 3 Esq e não com os restantes milhões que estão doentes? (a parte do Diabo não foi feliz...). Até o Santana Lopes esteve com gripe! Será que o Zé é mais do que ele? Provavelmente até é, mas a injustiça mantém-se...

Outra expressão curiosa é:
- Amanhã vais lá?
- Vou se Deus quiser!
Mas Deus quer que eu vá ali ou acolá?... E se eu for a uma loja de ferragens comprar um berbequim? Qual o interesse de Deus nisso? Quer pendurar uns quadros em casa? E se for cortar o cabelo? Deus acha que já estou um bocadito guedelhudo, e estaria mais apresentável com o cabelo curto? Ou será que o meu cabelo comprido pode ter repercussões no universo? Tipo: pela teoria do caos, a deslocação do ar que provoco pode desviar um asteróide da sua rota, vem embater na Terra e...

E já agora, Deus sabe sempre onde vamos ou onde estamos? Isso é chato! Imaginem-se em pleno acto de... confraternização com o sexo oposto! Se eu me lembrar que Deus e os santinhos todos estão a olhar para mim, lá se vai a performance p’ró galheiro...