< Calhambeque Amarelo: Publicidade

segunda-feira, janeiro 31, 2005

Publicidade

O conceito de publicidade é, hoje em dia, bem diferente de há uns anos atrás.
Lembro-me do tempo em que as televisões faziam intervalos a meio dos filmes e das séries para dar publicidade. Actualmente o que acontece é que fazem pequenos intervalos no meio da publicidade para dar filmes e séries!

Nunca entendi qual o verdadeiro poder da publicidade. Não entendo como é que o facto de ver a Marisa Cruz a entrar num balneário cheio de homens e a beber uma bebida com sabor a tomate vai fazer com que eu queira provar aquilo. Tudo bem que é a Marisa Cruz, mas sabor a TOMATE?! Caros leitores, eu ainda tenho a minha dignidade!
Claro que não somos todos iguais e deve haver por aí muito boa gente que sente uma estranha e inexplicável vontade de sair de casa às 2 da manhã para comprar umas sapatilhas Nike depois de ver o Figo, o Ronaldo e o Zidane a fintarem-se uns aos outros no meio de um aeroporto apinhado de gente e com os polícias e seguranças impávidos e serenos a ver a cena toda.

Para aqueles que, como eu, são mais resistentes a estes subterfúgios do marketing, os génios publicitários recorrem à PERSISTÊNCIA para nos tentar convencer! Lembro-me bem de uma bela noite em que estava à espera do tal intervalito na publicidade para poder ver a minha série favorita e, para tentar passar o tempo, resolvi contar o número de vezes que passaram o mesmo spot publicitário de uma conhecida marca de arroz. Acreditem ou não, meus amigos, contei doze vezes! DOZE!!! Eu já tinha percebido logo à primeira que podia ganhar um fantástico automóvel e uma quantidade exorbitante de dinheiro por mês durante 10 anos se recortasse 50 códigos de barras e escrevesse uma frase a dizer como aquele arroz era saboroso! Não era preciso repetir aquilo mais ONZE vezes no mesmo intervalo! Eu acho que a ideia deles é mesmo vencer pelo cansaço. Qualquer coisa do tipo:

Anúncio: Compra!
Eu: Não compro!
Anúncio: Compra!
Eu: Não compro!
Anúncio: Compra, vá lá!
Eu: Não compro!

*30 minutos depois*

Anúncio: Compra, eu dou-te um carro!
Eu: Não compro!
Anúncio: Compra, vais gostar!
Eu: Não compro!
Anúncio: Compra!!!
Eu: PRONTO, TÁ BEM! EU COMPRO!!! ARRE... QUE CHATO!

O que é certo é que eu no dia seguinte fui comprar a porcaria do arroz... Mas carro e dinheiro, nem vê-los!

Depois há aqueles anúncios bastante sugestivos, como aquele do champô que deixa as mulheres em êxtase de cada vez que o usam. Segundo aquele anúncio, as felizardas que compram aquilo têm verdadeiros orgasmos múltiplos quando esfregam a miraculosa substância na cabeça. Anos e anos de evolução e de busca incessante por parte dos homens para tentar conseguir aquele efeito e aparece, de repente, uma mistela dentro de um frasco que resolve os problemas todos!
É claro que deve ser extremamente embaraçoso para um namorado/marido que vá ao supermercado com a namorada/esposa e ela, toda contente, resolve comprar o dito produto. Todas as pessoas à volta vão olhar com um ar de escárnio e pensar: "Olha-me este! Todo bonito e machão e afinal a desgraçada da mulher precisa de usar o champô orgásmico pra se safar!"

(Continua...)