< Calhambeque Amarelo: Carnaval

terça-feira, fevereiro 28, 2006

Carnaval

Não sou aquilo que se pode chamar de um “adepto fervoroso do Carnaval”. Já o fui em tempos... Nos meus tempos de criança, em que o meu pai tinha de me carregar nas costas durante HORAS para eu conseguir ver o desfile aqui da minha terra, no meio de um mar de gente.

Hoje em dia já não é assim... Hoje em dia há uma série de coisas que me intrigam e confundem em relação ao Carnaval.

Logo para começar, gostava de saber de quem foi a linda ideia de fazer em Portugal um Carnaval nos moldes do do Brasil... Ou seja, com miúdas descascadas e samba...

Malta, no Brasil é VERÃO, enquanto que aqui está um FRIO QUE NÃO SE PODE! Miúdas descascadas?! As pobrezinhas bem tentam dançar p’ra aquecer, mas não há dança que lhes valha... Ficam todas com pele de galinha! E toda a gente sabe que, nos dias que correm, qualquer coisa que nos faça parecer com uma galinha é francamente má!

Depois vem a questão do samba... Essa coisa bem portuguesa. Ainda no outro dia fui ver o Rancho Folclórico de Arreães da Funhêda e lá estavam todas a sambar... São umas malucas aquelas lavradeiras... com os chinelos e os aventais e tal...


Porque não um Carnaval genuinamente português? Pegavamos numa referência não muito óbvia, assim tipo... o fado.

Os disfarces consistiriam de xailes pretos e saias pretas até aos pés. Sempre havia de ser mais quentinho. A nível musical, também era interessante... O fado não é propriamente alegre, mas podia dar-se uma voltinha para tornar as musicas mais interessantes:

(cantar com entoação de fado)

“Aaaiiii que me morreu o marido...

Aaaiiii lá se foi uma hemorroida

O que me vale é o meu vizinho querido

Tem um rabo que me deixa doida”


Etc, etc, etc...

Outra coisa que me deixa a pensar é a questão dos disfarces.

É fácil de ver, tomando como exemplo as crianças, que os disfarces são escolhidos de acordo com os nossos desejos mais profundos.
Os miúdos vestem-se todos de super herói, de cowboy, de desenho animado... Enfim, coisas que eles gostariam de ser na realidade.

Mas o que é que acontece quando vamos para os disfarces de adulto?
95% dos homens adultos que se costumam disfarçar já se vestiram, pelo menos uma vez, de MULHER... Normalmente loira e com umas mamas gigantescas.

Será que isto só me intriga a mim?

Estes fulanos, muitos deles homens de negócios respeitáveis durante 364 dias por ano, chegam ao Carnaval e encaram o papel de “Lola Maria, a loira arrasadora”.
Serão estes homens, travestis frustrados que não têm coragem para assumir as suas tendências e aproveitam o Carnaval para o fazerem numa de:

Ei malta! É Carnaval! Isto é só a brincar! Eu não quero mesmo ser uma loiraça boazuda de mamas gigantes! A sério, tá? Sem confusões!

Não sei... Não sei... A mim não me convencem...