< Calhambeque Amarelo: Operação Ano-Novo

sábado, dezembro 31, 2005

Operação Ano-Novo

(1 dia antes do início das operações de ano novo da polícia, cujo objectivo é evitar a ocorrência de acidentes rodoviários, foram instituídas acções de sensibilização. Foi na 5ª-feira, em caso de dúvida)

Ora, estava eu muito descansadinho a ver o telejornal e não é que passa uma peça sobre o assunto. Nessa peça (mais uma pérola televisiva) via-se um GNR a mandar parar um veiculo e, depois dos documentos verificados (fiquei triste por terem cortado a já famosa frase: os cheux documentos fachavor), não é que o sôr agente começa a sensibilização: “Ora, isto é uma acção conjunta das duas forças policiais, a GNR e a polícia…”

Esta frase, meus amigos, deixou-me preocupado.
Primeiro, sem contar com a polícia camarária, eu conto 3 forças policiais, a PSP, a GNR e a PJ, mas se calhar eu não sei contar. Tudo bem, a PJ não mete o bedelho no trânsito. Cada macaco no seu galho. Ficam 2. Mas a segunda parte da frase é que parte a louça toda. “…, a GNR e a polícia…”? Querem ver que os Sôres Agentes Silvas de bigodinho e barriguita avantajada, não são “moinas”. Que lata, andarem para aí a mandar parar carros e a passar multas.

Agora sim, já percebo o porquê de tantos acidentes nas operações festivas levadas a cabo pelas “autoridades do trânsito”

Local de operação stop 1 (GNR) – Ó Simões, pára ai aquele carro!

Local de operação stop 2, que por acaso fica do outro lado desta rua com um sentido (PSP) – Ó Costa, os camelos da GNR tão a mandar parar aquele gajo, manda tu aí também.

Condutor (que por acaso nem tinha bebido e respeitava o limite de transito – era estrangeiro) – Mas que é que é isto? Direita, esquerda, direita, esquerda, vou p’ra direita…

GNR- olha o cabrão vai para o lado da PSP!!! Fomos nós que começamos, minha besta!!! Ó Simões atira-lhe com o sinal de STOP ao pára-brisas!!!

Condutor - Ahh, um sinal voador!!! - despista-se e bate contra uma árvore na berma. Logo de seguida acontece um choque em cadeia de 15 carros com 5 a formar uma bela pilha (eu escrevi PILHA, meus malandros). Resultado: 10 feridos, 3 dos quais, graves, e 1 morto (não está tão grave como os feridos, vá lá).

PSP - A culpa é tua ó “agente”!!!

GNR – Olha que vais preso por desacato à autoridade ó Azulinho!!

PSP – vocês nem são policia a sério, calha bem!!


Conclusão: a culpa é destas duas entidades, que não se entendem, e ainda vêm dizer que são os condutores que não respeitam as regras de trânsito, os limites de velocidade, e que, ainda por cima, conduzem embriagados. Como se tal fosse possível neste “belo país à beira mar plantado”.


Já agora, depois da farra de ano novo, sejam conscientes, se tiverem bêbados, não comecem logo a conduzir, atirem a moeda ao ar 1º para ver qual é o bêbado em frente do volante. Afinal, temos que ser uns p’rós outros, e todos temos o direito de ser multados, ou de estampar o veículo (com sorte). A soberba é algo vergonhoso.

Bom 2006 e uma grande passagem de ano.