< Calhambeque Amarelo: A praia é fixe! (parte 1)

quarta-feira, janeiro 19, 2005

A praia é fixe! (parte 1)

Pois é, eu gosto de praia! Mas tenho um problema. É naquele momento em que chegamos à praia, esticamos as toalhas, “metemos” creme nas costas e... ... e agora?! Fico sempre sem saber muito bem o que fazer! É que eu não gosto de me esticar a “grelhar”, percebem? Se calhar a maior parte não me percebe... Quase toda a gente é adepta do culto do bronze!

Bom, mas voltando ao meu problema; normalmente viro-me para quem está comigo e digo: “Vou ver como é que tá a água!!” Ora, esta expressão é estúpida! 1º eu não vou “ver” nada, que já não estivesse a ver da toalha. A não ser que se tenha uma miopia decadente, a água é muita e qualquer pessoa a vê de qualquer ponto da praia! 2º A água “está”? Está o quê?! Está com ondas ou sem ondas! É preciso ir lá p’ra constatar isso?! Depois chego à toalha e comunico triunfantemente:
- A água tá com ondas!

- Ah, obrigado!

É óbvio que o significado da expressão é: “Vou até à água verificar a sua temperatura!”. Mais correctamente: “Vou ver se aquela m#$%# me congela os pés!”. Invariavelmente, regresso à toalha e digo:
- Hoje não vou tomar banho!!
Mas depois tomo.

E depois, o que é se faz?
Bom, eu gosto do célebre desporto de praia, que consiste em 2 jogadores, 2 raquetes e uma bola. Chama-se “jogar raquetes”! Perdoem-me as pessoas que arranjaram um nome melhor, mas eu... pronto, só sei este! Jogar raquetes!! Não é lindo? Basicamente, pegamos nas ditas e jogamo-las!

Joga-se futebol, ping-pong, bilhar, poker e raquetes! Então o desporto chama-se... “Raquetes”! Se calhar até há um campeonato mundial de raquetes! Ou então, é tipo ténis e existem uns torneios do Grand Slam! Neste momento, está a decorrer o Racquet Australia Open!

Mas diversas questões se levantam. Quem é que sabe as regras? Onde é que estão escritas? E não há padrões no fabrico das raquetes? Existem grandes, pequenas, de madeira, de plástico, com furos, sem furos, redondas, rectangulares, finas, grossas... E as bolas? Duras, moles, grandes, pequenas, azuis, vermelhas... Como é que é? Não há uma entidade reguladora? Uma federação mundial de “raquetes”? Eu acho que à entrada das praias, naquelas tabuletas que dizem que não se pode levar o cão, deviam pôr as recomendações federativas sobre o material a utilizar. Senão, está um gajo a jogar e é confrontado com um inspector:
- Ó meu amigo, você tá a jogar com material não licenciado! Como é que é isto?
- Ah, mas eu...
- Mas eu, mas eu o quê? Hã?! ... Ó meu amigo, isto não pode ser assim! É por causa de indivíduos como você que o país está como está!

Continua amanhã...