< Calhambeque Amarelo: Evolução...

segunda-feira, setembro 19, 2005

Evolução...

Certamente já ouviram dizer que o homem evoluiu dos primatas superiores e que, portanto, tem muita semelhança com o chimpanzé, o orangotango, o gorila, por outras palavras, o homem é semelhante aos primatas.

Pois é, depois de muito estudar os comportamentos sociais do homem, descobri que afinal, não somos semelhantes aos primatas mas sim aos animais que formam manadas. E hoje pude confirma-lo.

Hoje dia 19 de Setembro de 2005, um dos mais importantes dias, na vida de um futuro (ou não) universitário, pude verificar a minha teoria.

Parece que por influência da lua ou dos campos magnéticos da Terra, nesta data ocorreu um fenómeno incrível. Foi-me possível verificar que, à medida que o horário de abertura dos estabelecimentos de ensino universitário, se aproximava, milhares de criaturas começaram a agrupar-se perto das entradas. Começou de imediato um estranho ritual de socialização e demarcação de território, cheio de empurrões e grunhidos.

Até aqui, nada que revelasse a relação por mim teorizada.

Estava já pronto a desistir, quando de repente, qual tiro de caçadeira no meio de um pacato prado, as portas se abriram. Foi então, para meu espanto, que tudo se revelou.

De repente, o cérebro destas criaturas disparou e todas desataram a correr de forma compacta na mesma direcção, atropelando-se umas às outras desajeitadamente. Pareciam uma autêntica manada de búfalos (as vacas têm comportamento semelhante só que mais lento, é para não mancharem o couro, é que a limpeza a seco é lixada) a abalroar os pobres e indefesos edifícios. Tudo isto enquanto libertavam grunhidos do género (a linguagem fonética não é a minha especialidade) “muuoooovaummm uessas pueeernasssss”, ou então “atããããoooooooouummm”. Então pensei: “É assim a largada de touros em Pamplona” (mas isso não interessa nada).

Ora, todos sabemos que os primatas se movem de forma mais espaçada, inclusive, quando sentem o perigo fogem e dispersam, só as manadas é que tem tendência a unir-se e correr contra o atacante ou fugir dele. Por outro lado, os primatas costumam usar vocalizações mais estridentes e agudas e não as típicas vocalizações graves que pude observar.

Sendo assim, só posso concluir que, embora Darwin tivesse acertado na evolução, ele escolheu o ancestral errado.