< Calhambeque Amarelo: Coletes Reflectores

segunda-feira, maio 09, 2005

Coletes Reflectores

A pedido de muitas famílias, vou responder aqui a algumas dúvidas que atormentam milhares de portugueses acerca da nova lei referente aos coletes reflectores.

P. Porque é que os coletes têm de ser certificados?
R. Ora, como o amigo leitor já deve ter visto nos telejornais, andam por aí muitos coletes que NÃO estão conforme as regras e, por isso, colocam em causa a segurança do seu utilizador.
O problema começa logo com a ausência da etiqueta com as letras "CE". Ora, isto é MUITO perigoso porque, sem ela, um condutor que se aproxime de um utente com um desses ditos coletes pode não conseguir avistá-lo. De facto, a única parte que é realmente reflectora em todo o colete é a etiqueta! Se ela não estiver lá, é bem provável que o seu utilizador não seja visto.
Outro problema frequente é a ausência do "livro de informações" em português. Esta é uma parte essencial dos ditos coletes. Estes livrinhos contêm informações preciosas que nenhum utente pode dispensar! Por exemplo, ensina a vestir o colete. Já vi muitos desgraçados que compraram um colete falsificado e, como não tinham livro de informações, tentaram vestir aquilo pelas pernas. Tá claro que não entrou. Outros capítulos úteis que podem ser encontrados neste livrinho incluem: "Coletes Reflectores - História e Evolução", "Como cuidar do seu colete" e o meu preferido "Como usar o seu colete com acessórios de moda".

P. Porque é que não há mais cores à escolha?
R. A resposta para esta pergunta é muito simples: por causa das mulheres!
De início, as autoridades iam permitir a esolha totalmente livre das cores dos coletes de cada cidadão, mas logo alguém lembrou (e em boa hora) que isso ia trazer muitos problemas!
É que o colete é uma coisa que se VESTE! Se houvesse liberdade, as mulheres deste Portugal iam logo transformá-lo num acessório de moda de último grito! Estou mesmo a ver muito boa senhora por aí a falar com as amigas:

Pitucha: Ai rica, hoje fui comprar um colete reflector novo!
Nininha: Ai que inveja! Mas já não tinha comprado 3 a semana passada?
Pitucha: Tinha, rica... Mas lembrei-me ontem que nenhum dos que lá tenho condiz com o meu novo vestido Chanel, tá a ver?
Nininha: Ah claro! Realmente ia ser um horrorreeee! Mas então como é este novo?
Pitucha: Ah, como o meu vestido é em tons de branco, resolvi comprar um colete em preto. Olhe.. Fica a matar!
Nininha: Pois eu estou à espera de um que a Fatinha Lopes está a fazer para mim. É cor-de-rosa com um decote em V, um cinto em couro preto e umas lantejoulas nas costas! Os senhores polícias vão adorar!

P. Onde é o melhor sítio para guardar o colete?
R. O erro mais comum que vejo as pessoas cometer é o de colocar os seus coletes na mala. Isto não está correcto! Talvez entendam melhor as minhas razões com um exemplo prático:

Vamos imaginar que o Sr. Joaquim vai a andar na IP5 e é mandado parar por uma brigada. Eis o que aconteceria se o Sr. Joaquim tivesse o seu colete na mala.

Agente Sousa: Ora muito boa tarde. Os seus documentos e o seu colete, por favor.
Sr. Joaquim: Tome lá os meus documentos. O colete, tenho de o ir buscar à mala.
Agente Sousa: AH! Se sair do carro sem um colete vestido vou ter de o multar!
Sr. Joaquim: Mas... Mas o meu colete está na mala!
Agente Sousa: Arranje-se. O novo código da estrada é muito explícito! Não pode sair do carro sem um colete reflector ceritifcado!
Sr. Joaquim: Pronto, pronto... Vou ter de ir por dentro do carro. Ora com licença...

*O Sr. Joaquim salta para o banco de trás, fica com as calças presas no travão de mão, puxa por elas e rasga-as. A seguir tropeça no brinquedo do filho e bate com a cabeça do cinto de segurança. Por fim, consegue puxar o banco de trás e aceder à mala, de onde retira o seu colete. Passa uma perna para a frente, o tapete do carro escorrega e o Sr. Joaquim faz uma "espargata forçada" acertando com as "partes íntimas" na manete das mudanças.*

Sr. Joaquim: P... P...Pronto... Está aqui o colete, xôr agente.
Agente Sousa: Muito bem. Pode guardá-lo.
Sr. Joaquim: Ok, mas desta vez vou vesti-lo e vou por fora, pode ser?
Agente Sousa: NÃO! É que para o colocar na mala vai ter de o tirar. E se o tirar fora do carro, vou ter de o multar!
Sr. Joaquim: NNNNNÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOO............

Acho que já perceberam porque é que não podem colocar os coletes na mala.
De resto, podem usar qualquer outro local. Podem inclusivé optar pela minha opção favorita: vestir o colete ao banco do carro. Fica muito bem, ainda mais se for acompanhado por um CD pendurado no espelho retrovisor e um tapete de pelo branco na parte de trás do carro.

Espero que tenham ficado esclarecidos quanto a esta nova lei. Qualquer outra dúvida que tenham, façam o favor de colocar nos comentários. Estarei ao vosso dispor para qualquer questão.