< Calhambeque Amarelo: março 2006

segunda-feira, março 27, 2006

Simplequantas 2006?

Hoje recebi um e-mail que dizia o seguinte:

Simple… Simp… Simpl…
Quê? Expliquem-me como se fosse um gajo de vinte e tal anos, que não acredita em políticos e não tem pachorra para tanta treta.


Aqui vai a versão simplificada daquilo que os media disseram que o “caramelo” do 1º Ministro disse:

Hoje o Governo anunciou uma catrefada de medidas para simplificar a vida do cidadão comum, que designou de Simplex 2006 e que, basicamente, passa pela diminuição da burocracia a que este está sujeito e blá, blá, blá, blá… Até aí, a treta é a do costume: é tudo muito bom, vamos poupar “bué da dinheiro”, vai ser tudo rápido como um míssil, etc. O que importa salientar é a criação de um contentor “simbólico” para lixo burocrático perigoso.

Nós aqui no calhambeque, descobrimos que, afinal, a coisa não é tão simbólica como isso. O dito contentor vai funcionar mais ou menos como um ecoponto burocrático, sendo que de futuro, os produtos burocráticos menos próprios vão passar a trazer etiquetas a dizer em que divisão do “ponto” devem ser despejados.

As perguntas que se impõem são:

Em que parte do contentor vamos despejar certos e determinados políticos, directores financeiros, juízes e etc?

Será que os contentores para esse efeito são grandes o suficiente para tanta gente?

A ver vamos!

domingo, março 19, 2006

Celebridades até à ponta dos cabelos

Aviso: O alerta que se segue não é sobre um misterioso tratamento para a queda capilar, é sobre algo verdadeiramente preocupante para todos e não tem um alvo demográfico específico.

Ok, brincadeira é brincadeira, mas já estou a ficar farto da TVI e das celebridades. Agora excederam os limites.

Primeiro tivemos que as aturar numa casa 2 vezes (Big Brother Famosos), depois numa quinta (Quinta das Celebridades) e por fim no exército (1ª Companhia).
Não contente com isso, a TVI vai iniciar um novo programa que se vai intitular de Circo das Celebridades. Como disse, já estou farto de celebridades, mas admito que se possam pôr tais bichos em qualquer lado em nome de umas boas risadas (pessoalmente acho que os devíamos fuzilar, isso é que seria de morrer a rir), agora, meter essas criaturas na Assembleia da República já é um bocado exagerado.
Até parece que o país já não vai mal que chegue.

Bando de irresponsáveis.

domingo, março 05, 2006

Novas novelas da TVI

Como alguns já devem saber, está para estrear mais uma novela da TVI e, ao que parece, vai chamar-se "Fala-me de amor" que, por acaso, também é o título de uma música dos Santos e Pecadores.

Ora, esta é apenas mais uma confirmação daquilo que já toda a gente percebeu há muito tempo: a malta da TVI escolhe os nomes das suas novelas a partir de músicas conhecidas.
Querem exemplos? Aqui vai:

Jardins Proibidos (Paulo Gonzo)
Dei-te Quase Tudo (Paulo Gonzo)
Ninguém como Tu (João Pedro Pais)

etc, etc, etc...

A explicação mais lógica que consigo encontrar é que eles o fazem para poupar dinheiro no genérico... A música já existe... é só usá-la!

O Calhambeque Amarelo, sempre em cima do acontecimento, já conseguiu apurar os títulos das próximas novelas da TVI que, para não fugir à regra, também são baseados em músicas bem conhecidas:

(clique para aumentar)




quarta-feira, março 01, 2006

Gato ou Ave?

Antes de mais, fico feliz por termos sido reconhecidos pela 2ª vez na GB. Aliás, o Blog do Jonhy, que, só por acaso, também é o meu e de mais 2 pessoas (sim, somos mesmo 4), é algo que nos dá imenso prazer em manter. É verdade que por vezes falta inspiração, mas isso só nos faz procurar razões ainda maiores para aqui escrever.

Muito obrigado pelo reconhecimento.


O que me traz aqui é o seguinte:

Já todos ouvimos falar da “gripe das aves”, certo. Todos sabemos que, se um desses sacos de penas nos “espirrar” em cima depois de ter contraído a doença, ficamos com o nariz a pingar, tossimos e, “se tudo der para o torto”, batemos a bota (lixado, não?).

O espantoso é que, pelos vistos, a outra bicharada também apanha a doença. Claro que falo especificamente de um gato encontrado em França. Parece que o bicho morreu com a “gripe das aves”.

Tal acontecimento levou a uma vasta análise do sucedido por parte de uma equipa científica e eis a explicação para o tal acontecimento:

O gato era de nacionalidade britânica, sendo de seu nome “Andrew Bird Huntingthon III” (era um familiar de um “lord” ou coisa assim), a sua dona, frequentemente chamava-o de “bird” (pássaro, em português).

Esta conjuntura de factores levou o grupo de cientistas à conclusão de que se tratava de uma crise de identidade. Ao que parece o animal passava muito tempo com os patos lá do casebre e, ao ver um bando de aves migratórias, terá pensado que se tratavam de parentes afastados e aproximou-se. Os patos por sua vez, não reconheceram o felino como um predador (afinal o animal cheirava a pato, não é?) e terão permitido que ele se aproximasse. Durante umas fatias de queijo (fromage, que é para não haver confusões) e um cházito (queijo para os patos e chá para o gato, afinal ele era british) um dos patos espirrou para o felino e, zás, lá se foi o magano.

Tudo isto levou a que a Comissão Europeia a preparar um comunicado e uma série de normas, que irão ser divulgadas dentro em breve, no sentido de encontrar e isolar todos os seres com crise de identidade, nomeadamente, os que julguem ser aves.

Aqui no calhambeque desde já pedimos que se conhecem alguém em tal condição contacte de imediato as autoridades.

Fica o aviso!